Papers Accepted

1 Rafael Silveira, Cristian Cechinel and Sandro Camargo. Ferramenta para Análise de Acesso de Uso de Objetos de Aprendizagem em Websites
2 Alberto Bastos Do Canto Filho, José Valdeni Lima and Liane Tarouco. Objetos de Aprendizagem Indutiva: Um Estudo de Caso
3 Gladys Carrillo and Xavier Ochoa. Recomendación de Objetos de Aprendizaje basado en el Perfil del Usuario y la Información de Atención Contextualizada
4 Carlos Becerra, Javier Calvo, Roberto Muñoz and Rene Noel. Generador de Rutas de Aprendizaje para el Dominio Informático
5 Fillipi Domingos Pelz and André Luís Alice Raabe. Análise do Feedback Fornecido por Corretores de Algoritmos com Propósito Educacional
6 Antonio Silva, Julio Cesar Ponce Gallegos and Yosly Caridad Hernández Bieliukas. Estado del Arte de las Metodologías para el Desarrollo de Objetos de Aprendizaje
7 Antonio Silva, Julio Cesar Ponce Gallegos and Josibel Meneses Hernández. Gestionando el Conocimiento en Moodle
8 Clevi Elena Rapkiewicz, Maria Cristina Canela, Rogério Avelar Cordeiro, Santana Dos Santos Nubia Dos Santos Rosa, Valéria Machado Da Costa, Glaucia Gonzaga, Leandro Wives and Renato Barbieri Nunes. Chuva ácida: um objeto de aprendizagem com estrutura de informação padronizada usando o modelo Umbrello
9 Sergio Cardona, Jeimy Velez and Sergio Tobón. Metodología de Proyectos Formativos aplicada a un curso de Lógica Matemática
10 Bernarda Sandoval and Ivan Guilherme. Um Modelo Baseado em Ontologias para Gestão de Conteúdos Educacionais
11 Regina Motz and Virginia Rodés. Pensando los Ecosistemas de Aprendizaje desde los Entornos Virtuales de Aprendizaje
12 Cristiani de Oliveira Dias, Eliseo Berni Reategui and Liliana Maria Passerino. Uma plataforma de edição de aulas acessíveis para professores: transformando aula em diversidade
13 Antonio Silva, Julio Cesar Ponce Gallegos and María Dolores Villalpando Calderón. Hacia un Método Recomendador de Técnicas Instruccionales, para el Desarrollo de Objetos de Aprendizaje
14 Sandro Camargo, Cristian Cechinel and Carlos Betemps. Contribuições do Projeto IGUAL: Um estudo de caso
15 Marcelo Pereira Bergamaschi and Ismar Frango Silveira. Realidade Aumentada para melhorar a percepção dos objetos tridimensionais associada ao ensino de desenho técnico para o curso de Engenharia
16 Clauirton Siebra. The Use of Semantic Representations for Clustering of Students in t-learning
17 Regina Trilho Otero Xavier, Maritânia Bassi Ferreira and Christiano Martino Otero Avila. Pensamos juntos, logo existimos: ensaios para geração de processos de inteligência coletiva em capacitação para equipe EAD
18 Cristian Cechinel. Scientific Collaboration between Countries in LACLO from a Social Network Analysis Perspective
19 Patricia Grasel. Do analogico ao digital formacaoo de professores em Educacaoo a Distancia
20 Lourdes Margain and Guadalupe Obdulia Gutiérrez Esparza. Variables de Influencia para Localizar Objetos de Aprendizaje con Inteligencia Artificial
21 César Eduardo Velázquez Amador, Francisco Alvarez, Laura Garza Gonzalez, Jaime Muñoz-Arteaga, Juan Pedro Cardona Salas and Yosly Caridad Hernández Bieliukas. Gestión de la Calidad en el desarrollo de Objetos de Aprendizaje Integrando un Enfoque a Servicios
22 Carmen Mezura, Edgard Benitez, Nicandro Cruz and Guadalupe Toledo. Modelo de evaluación adaptativa y personalizada mediante razonamiento probabilista
23 Norben Paulus de Oliveira Costa and Nemesio Freitas Duarte Filho. Análise Comparativa entre Serviços Sensíveis ao Contexto e Localização para Ambientes de Aprendizagem Móvel
24 Martin Fallas-Hidalgo, Johan Serrato-Romero, Cesar Garita and Mario Chacon. LEARNING ACTIVITIES MANAGER FOR E-LEARNING PLATFORMS
25 Nelson Nascimento Junior, Edson Pimentel, Silvia Dotta and Juliana Braga. Gerenciamento do Acompanhamento de Atividades Acadêmicas em uma disciplina conduzida através da Rede Social Facebook
26 Carlos Arevalo and Lizeth Solano. Experiencias con el uso de una Herramienta para visualizar Protocolos Verbales como Recurso Didáctico para la Programación
27 Ilana Souza-Concilio, Beatriz Pacheco, Gracia Anacleto and Claudio Anagusko. Avaliação de Usabilidade e Jogabilidade de um Jogo Computacional para Estímulo do Raciocínio em Matemática
28 Reynaldo Alonso Reyes, Gilda Jiménez Montejo and Lilian Vigoa Machín. GESTIÓN DE OBJETOS DE APRENDIZAJE REUTILIZABLES: CASO DE ESTUDIO UNIVERSIDAD DE CIENCIAS PEDAGÓGICAS “JOSÉ MARTÍ” DE CAMAGUEY.
29 Julián A. Monsalve, Fredy A. Aponte and Joge G. Hoyos. Aplicación de minería de datos educativos a procesos B-Learning.
30 Marcos Vinicius De Andrade Lima, Carla Katarina De Monteiro Marques, Rommel Wladimir Lima, José Osvaldo Mesquita Chaves, Karl Hansimuller Alelaf Ferreira and Thiago Reis Silva. Disponibilizando Objeto de Aprendizagem OBA-MC e seus Recursos na TV Digital com Web Service
31 Suseli de Paula Vissicaro and Verônica Gomes Dos Santos. O uso das Novas Tecnologias para um ensino de Ciências contextualizado
32 Felipe Santos and Iguatemi Fonseca. Plataforma Educacional para o Treinamento de Operações para Profissionais do Setor Elétrico
33 Virginia Rodés, Yosly Hernández-Bieliukas, Manuel Podetti and César Collazos. Estrategia de Adopción para la Iniciativa LATIn “Producción Colaborativa de Libros de Textos Abiertos”
34 Paulo Silva, Rozelma França and Marianna Vasconcelos. MobiClass: uma rede social móvel para a educação
35 Simone Sawasaki Tanaka Simone, Sérgio Akio Tanaka Sérgio, Mariana Da Silva Campos Mariana and Renan Kleber De Oliveira Renan. Uma Proposta de utilização de Objetos de Aprendizagem para o ensino da Unified Modeling Language (UML)
36 Luz Santamaría Granados and Juan Francisco Mendoza Moreno. Creación de mundos virtuales para el desarrollo de destrezas de lateralidad
37 Felipe de Morais and Patrícia Augustin Jaques Maillard. PATtoPhysics - Um resolvedor de equações algébricas como ferramenta de apoio à sala de aula no ensino de Movimento Retilíneo Uniforme
38 Jefferson Andrade and Marta Canese. Elementar: Aplicando Gamificação ao Processo de Ensino-Aprendizagem da Lógica Formal
39 Evandro Luquini, Cesar Augusto and Paulo Schor. Um modelo computacional com base em métricas oculares para detecção da distração em ambientes de e-learning durante as atividades de leitura
40 Mario Chacon and Cesar Garita. Comparación y Evaluación de Especificaciones Internacionales de Empaquetamiento de Objetos de Aprendizaje en el TEC Digital
41 Mauricio Aguilar Molina and Sandra Bucarey Arriagada. Objetos de Aprendizaje en la perspectiva de las Prácticas y Recursos Educacionales Abiertos y los Diseños de Aprendizaje: un análisis de experiencias en instituciones de educación superior latinoamericanas
42 María C. Bonfante, Clemencia Zapata and María C. Suarez. Calidad De Objetos virtuales De Aprendizaje Para El Desarrollo De La Inteligencia Práctica en Niños Sordos
43 Leandro Oliveira and Juliano Schmiguel. Ensino de Matemática com Uso de Agentes Pedagógicos e Jogo Interativo Auxiliado por Objeto de Aprendizagem
44 Erika María Sandoval Valero, Carmenza Montañez Torres and Leonardo Bernal Zamora. UBoa – Metodología para la creación de Objetos de Aprendizaje de la Universidad de Boyacá
45 Marcia Moraes, Valéria Pinheiro Raymundo and João Pedro Guterres. Convertendo Objetos de Aprendizagem Desenvolvidos em Flash para HTML 5: uma experiência inicial realizada no LAPREN
46 Virginia Rodés, Alén Pérez Casas, Gabriel Budiño, Leticia Lorier, José Fager, Gabriela Pintos, Natalia Correa, Luis Alonzo and Manuel Podetti. Un estudio de caso desde la perspectiva organizacional de los procesos de incorporación del uso educativo de TIC en la Universidad de la República
47 Danielli Veiga Carneiro Sondermann and Jussara Martins Albernaz. O Universal Design for Learning - Design Universal para Aprendizagem na criação de materiais instrucionais para a modalidade a distância: possibilidades e reflexões a partir da Educação Inclusiva
48 Janaína Borges. Objeto de Aprendizagem “Campo Elétrico – cargas discretas”
49 Hemilis Rocha, Evandro Costa and Patrick Brito. Um modelo baseado em Mapa Conceitual para Apoiar a Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
50 Claudia López de Munaín and Zulema Beatriz Rosanigo. Objetos de Aprendizaje y Simulación en el proceso de enseñanza-aprendizaje
51 Elaine Pasqualini, Sílvia Helena Santos, Viviane De Fátima Potenza, Giovana De Fátima Redondo and Reinaldo Bezerra Alves. Criação, Aplicação e Avaliação de um Objeto de Aprendizagem sobre Capacitores
52 Norben Paulus de Oliveira Costa and Nemesio Freitas Duarte Filho. Avaliação e Análise Comparativa entre Aplicações para Aprendizagem Baseada na TV Digital Interativa
53 Eduardo Laschuk. Aprender Química com Objetos de Aprendizagem: uma Aplicação ao Estudo da Quantidade de Substância e o Conceito de Mol
54 Luisa Casadei Carniel and Irisysleyer Barrios Rivero. Metodología TPACK para Capacitar al Docente en el Uso y Producción de Recursos Educativos Abiertos
55 Antonio Silva, Julio Cesar Ponce Gallegos, Francisco Álvarez, Jaime Muñoz Arteaga and Cesar A Collazos. REd iberoamericana para DisminUción de la Brecha Digital de población vulnerable a través de estrategias de Contenidos multiculturalEs (REDUCE)
56 Héctor Cardona Reyes, Jaime Muñoz Arteaga and Francisco Álvarez Rodríguez. Arquitectura Bajo el Paradigma SOA para la Producción Colaborativa de Libros de Texto Abiertos
57 Luciana Dode, Emily Montosa Nunes, Lucas Godert, Jessica Plaça, Larissa Reis and Helene Abreu. MURAL G BIOTEC en Línea de Redes Sociales y la Difusión de la Biotecnología
58 Ariel Milstein and Leticia Lepratti. El Modelo 1 a 1 En El Contexto De La Sociedad De La Información y La Crisis Escolar
59 Lucy Mari Tabuti, Sandra Gavioli Puga, Marcos Moreira Brito, Sergio Scardini and Wagner Pancini Medeiros. PROJETO PACIÊNCIA - A Learning Object to Data Structure Class
60 Marcia Moraes, Leticia Leite, Rosana Gessinger, Ana Lucia Freitas and Valderez Lima. LabTEAR: uma experiência de aplicação dos princípios da mediação pedagógica na aula universitária
61 Ilana Souza-Concilio, Beatriz Pacheco, Gracia Anacleto and Thiago Santos. Geo3D: Objeto de Aprendizagem para Fixação do Aprendizado de Geometria para Alunos com Deficiência Auditiva
62 Cleiton Sousa, Natanael Silva, Bruna Nascimento and Ricardo Queiroz. lITILKnow: um objeto de aprendizagem baseado em jogos para o ensino de ITIL
63 Regina Motz and Silvana Temesio. Guía de la accesibilidad ESVIAl
64 Leonardo Bernal Zamora, Oscar Miguel Salamanca Valenzuela and Victor Fernando CaÑon Rodriguez. “Manos Que Hablan”. Prototipo de Aplicación en Android Para el Aprendizaje del Alfabeto Dactilológico Para Colombia
65 Vinícius de Carli, Lucas Ferrari Da Costa, Maximiliano Reidel and Júlia M. C. Silva. Ferramenta Web para Criação de Objetos de Aprendizagem com Preenchimento de Metadados e Empacotamento
66 Rosana Wagner, Sandra Dutra Piovesan, Liliana Maria Passerino and José Valdeni de Lima. Desenvolvendo ambientes de realidade virtual utilizando OpenSim
67 Luiz Henrique Longhi Rossi, Marcos Freitas Nunes, Paulo Schreiner and Rosa Maria Vicari. Tradução de metadados educacionais, um passo importante para a interoperabilidade
68 Estela Muenchen Mentges and Antônio Vanderlei Dos Santos. Protótipo de um Objeto de Aprendizagem de Física Moderna Baseado em Mapas Conceituais
69 Paola Bongiovani, Patricia San Martín, Ana Casali, Claudia Deco and Cristina Bender. Acceso Abierto a Objetos Digitales Educativos: Necesidades y Prácticas en Universidades Públicas del Centro-Este de Argentina
70 Juan Pedro Cardona Salas, Angel Eduardo Muñoz Zavala, César Eduardo Velázquez Amador, Jaime Muñoz-Arteaga and Yosli Hernandez. Determinación de Heurísticas en Interfaces de Objetos de Aprendizaje Multiculturales mediante Cadenas de Markov
71 Ilana Souza-Concilio, Beatriz Pacheco, Ana Claudia Rossi and Rosângela Fedoce. Análise de Rede Social no Processo de Ensino e Aprendizagem de um Jogo Educativo: Jogo de Fração
72 Juan Lazo Galán and Ruth Contreras Espinosa. The Design in Ecuador: A Learning Community in a cMOOC
73 Luciana Canuti, Carolina Fagundez and Marina Míguez. Utilización de REA en Cursos de Formación Docente en la Facultad de Ingeniería de Uruguay
74 Gabriel Cerna and Alberto González. Using Technology Applications Programs in University Education
75 Jaime Muñoz-Arteaga, Ricardo Emmanuel Gutiérrez-Hernández and Francisco J. Álvarez. Arquitectura de Software para Juegos Serios con Aspectos Culturales: Caso de Estudio en un Videojuego para Formulas Temperatura
76 Julia Fraga Berdugo, Leila Khasfash, Yeni Morales Carbajal, Jorge Elias Marrufo Muñoz and Mario José Martin Ruiz. Sistemas gestor de contenidos como repositorio de los trabajos de investigación de turismo 2.0 en la región peninsular de Yucatán
77 Jaime Méndez. An Approach to the Digital Open Educational Resources
78 Citlali Guadalupe Nieves Guerrero and Victor Menendez. Propuesta para el Diseño de un
79 Raul Inácio Busarello and Vania Ribas Ulbricht. Objeto de Aprendizagem em História em Quadrinhos Hipermídia para Surdos
80 Yosly Hernández Bieliukas, Luis Arredondo, Dalui Monasterios and Luis Díaz. Propuesta de un Sistema de Gestión de Objetos de Aprendizaje de Contenidos Abiertos Accesibles. SisGeOACAA “Para todos”
81 Rozelaine De Fatima Franzin, Luciana Rockenbach De Morais and Eliani Retzlaff. DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA MODELO PARA ENSINO APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA NAS SÉRIES INICIAIS